Search

CES ucraniano envia carta a congéneres europeus e apela à expulsão da Rússia da AICESIS

O CES ucraniano enviou uma carta aos CES europeus na qual acusa a Rússia de ser um “país bárbaro” que “ignora princípios fundamentais do direito internacional”. “Isto não é sequer uma agressão militar(…), isto é o genocídio do povo ucraniano! É uma guerra terrorista!”, pode ler-se no texto.

A carta alerta que a Rússia continua a bombardear alvos civis: “Nenhuma criança no mundo deve viver em guerra. As crianças não podem morrer na guerra.” “Isto é um mal absoluto que deve ser severamente punido!”.

O presidente do CES ucraniano salienta que a pertença à AICESIS (Associação Internacional dos Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares) é baseada no respeito mútuo da autonomia e independência dos seus membros. “Estou certo de que todos compreendemos que este país agressor não tem direito moral para ser membro da Associação”, defende o presidente Anatolii Kinakh.

A carta termina com um pedido de ajuda humanitária e financeira na defesa dos direitos humanos e de uma Ucrânia livre e independente e com um agradecimento aos homólogos europeus pelo apoio que têm manifestado ao seu país.

Pode consultar aqui a Carta.

Partilhar
x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt