Presidente do CES defende reforço das relações UE -ACP
O Presidente do Conselho Económico e Social (CES) defende que “as relações entre a União Europeia e os países ACP devem ser incrementadas”, salientando ser essencial que as duas partes “mantenham uma boa cooperação”.
“Devido à guerra, corremos o risco de haver um recuo no processo de globalização. Sendo certo que algumas coisas têm de mudar, não podemos colocar as nossas boas relações em causa”, asseverou Francisco Assis, na cerimónia de abertura da reunião do Comité de Acompanhamento UE – ACP, esta quinta-feira, no Porto. “Esta reunião decorre num momento de particular interesse, dadas as modificações que se estão a viver a nível internacional”, afirmou, considerando ser “natural que a guerra na Ucrânia seja vista de formas distintas no mundo ocidental e fora dele”. “Temos de respeitar, mantendo a nossa posição”, referiu, lembrando que “o projeto político europeu é baseado nos mais importantes valores”.
Para o Presidente do CES, “a União Europeia deve demonstrar respeito por essa diferença, mantendo boas relações com os parceiros dos países ACP”. “O Acordo de Cotonu foi, no essencial, bem desenvolvido, mas hoje está desatualizado”, considerou Francisco Assis, criticando o facto de haver “um país que se tem posto de fora” no processo para alcançar um novo acordo UE -ACP. “Isto mostra que, de alguma forma, se estão a por fora do projeto europeu”, acrescentou.
Durante a intervenção, Assis reiterou a importância do envolvimento da sociedade civil em todo o processo de cooperação, que deve ser levado a cabo nas suas várias dimensões. “Temos de tratar corretamente o fenómeno das migrações, acolhendo bem todos os que queiram vir para a Europa, mas permitindo aos países manterem as suas elites”, disse, garantindo que, como Presidente do CES, tem “procurado incrementar a articulação com o Comité de Acompanhamento UE – ACP”. “Temos vontade de reforçar essa ligação”, rematou, fazendo votos para que seja possível chegar a um novo acordo entre a União Europeia e os 79 países ACP.