Search

Composição

Composição

Primeiro-Ministro;

Ministro de Estado e das Finanças;

Ministro da Economia;

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (Presidente, por delegação de competências);

Ministro da Agricultura e Pescas.

Confederações Sindicais
CGTP-IN - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses Intersindical
Efetivos/as

Ana Isabel Lopes Pires

Membro da Direção do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal. Membro da comissão executiva do conselho nacional da CGTP-IN. Trabalhadora da empresa municipal de estacionamento de Lisboa.

Tiago Oliveira

Tiago Daniel da Costa Oliveira (43 anos) é mecânico de profissão e dirigente sindical desde 2006. Eleito Delegado Sindical em 2003 na Auto-Sueco. Membro da Direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas e Metalomecânicas do Distrito do Porto de 2006 a 2010 e depois da Direção do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte - SITE-NORTE desde a sua constituição em Maio de 2010. Membro da Direção da Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas desde 2007. Membro da Direção da União de Sindicatos do Porto e da sua Comissão Executiva desde 2012. Membro do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 2012 (XII Congresso). Coordenador da União de Sindicatos do Porto desde 2016. Membro Comissão Executiva do CN da CGTP-IN desde 2016 (XIII Congresso). Eleito Secretário-Geral pelo Conselho Nacional eleito no XV Congresso da CGTP-IN, realizado a 23 e 24 de fevereiro de 2024.  
Suplentes

Andrea Isabel Araújo Doroteia

Andrea Isabel Araújo Doroteia é membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN, responsável pela Área do Emprego e Formação Profissional e pelo Departamento de Informação e Propaganda Sindical da CGTP-IN. Membro da Comissão de Igualdade entre Mulheres e Homens da CGTP-IN. Membro da Comissão Executiva do CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.    

Maria Helena da Graça Freitas Martins

Maria Helena da Graça Freitas Martins é membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional de CGTP-IN, Responsável pela Área do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Responsável pela área da Segurança e Saúde no local de trabalho; Membro da Executiva do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Publicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas; Membro da Direção da Federação Nacional dos Sindicatos dos trabalhadores em Funções Publicas Sociais e Membro da Executiva da Direção da União dos Sindicatos de Lisboa.    
UGT - União Geral de Trabalhadores
Efetivos/as

Lucinda Dâmaso

Lucinda Manuela de Freitas Dâmaso é professora do Ensino Secundário. Na atividade sindical, é Presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores desde o ano de 2013; foi membro da Direção do SPZN – Sindicato dos Professores da Zona Norte desde o ano de 1998 até 2022; tendo sido Presidente da Direção do SPZN – Sindicato dos Professores da Zona Norte desde o ano de 2013 até 2022; foi, ainda, Vice Secretária Geral da FNE – Federação Nacional da Educação desde o ano de 2010 até 2022; e Vice Secretária Geral da FESAP – Federação de Sindicatos da Administração Pública desde o ano de 2016. É membro efetivo do Conselho Económico e Social, em representação da UGT - União Geral dos Trabalhadores desde o ano de 2013; integra, também como membro efetivo, a Comissão permanente da Concertação Social, em representação da UGT - União Geral dos Trabalhadores desde o ano de 2013; além de ser membro efetivo da CEPES – Comissão Especializada Permanente de Política Económica e Social-, em representação da UGT - União Geral dos Trabalhadores desde o ano de 2013.  

Mário Mourão

Mário Joaquim da Silva Mourão é Secretário Geral da UGT, eleito no XIV Congresso, de 24 abril 2022. Membro da CPCS, desde julho de 2022. Conselheiro Efetivo do CES, desde julho de 2022, é Vice Presidente da instituição, desde 13 de fevereiro de 2023, e membro do Conselho Coordenado, desde 13 de fevereiro de 2023. É, também, Vogal do Conselho de Administração do IEFP, desde maio de 2022; Vogal do Conselho de Administração do CEFOSAP, desde janeiro de 2023; e Membro do Comité Executivo da Confederação Europeia de Sindicatos desde maio 2022. Em 2005, foi eleito Presidente da Direção do Sindicato dos Bancários do Norte (SBN). Representante do SBN em várias organizações sindicais nacionais e internacionais, foi um dos grandes impulsionadores e membro fundador da UNI-CPLP (rede de sindicatos das finanças no seio da UNI). Foi Vice-Presidente da UGT, desde abril de 2013 a abril de 2022. Foi representante no Conselho Regional da CCDRN – janeiro 2013 a novembro 2021. Iniciou a atividade bancária em 1976, ingressando nos quadros do Banco Espírito Santo. No que toca à atividade política, foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Socialista, na X Legislatura, de outubro de 2009 a junho de 2011, integrando a Comissão de Defesa; e membro da Associação de Auditores de Defesa Nacional e tem artigos publicados na Revista de Defesa Nacional, designadamente versando matérias sobre a cooperação com os países de expressão portuguesa.  
Suplentes

Carlos Alves

Carlos Manuel Alves é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, ingressou no Instituto de Reinserção Social, organismo do Ministério da Justiça, como técnico superior em 1995. Encontra-se em regime de cedência de interesse público na UGT – União Geral de Trabalhadores desde 2001, sendo responsável pelo Gabinete Jurídico da Central desde 2002. É membro do Secretariado Nacional da UGT desde 2008 e Secretário Executivo desde 2017. Entre outras representações, é membro suplente da Comissão Permanente de Concertação Social e membro efetivo do Centro de Relações Laborais, do qual foi já Presidente por um mandato. Foi membro do Conselho de Direção da Eurofound – Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho, integra com regularidade a delegação portuguesa à Conferência Internacional do Trabalho (OIT) e é membro de vários comités da Confederação Europeia de Sindicatos.  

José Manuel Cordeiro

José Manuel da Luz Cordeiro é doutorando em Filosofia Moral e Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Mestre em História Cultural e Política, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Filosofia-(Variante de História das Ideias), na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Frequência do curso de Direito - Universidade Autónoma “Luís de Camões”. Atividades Profissionais desempenhadas: Professor de Filosofia das Ciências– Professor Convidado - ISIG- Lisboa. Docente de Filosofia PQND na Esc. Sec. Eça de Queiroz – Lisboa. SEE - Técnico Especialista Junto do Secretário de Estado do Emprego entre Fev-2013 e Dez-2015. OIT / Escritório de Lisboa – Gestor de Programas de 2016 - 2017. Direção Geral de Geologia e Minas, 1988-1990. Investigador do Centro de História da Cultura - FCT/FCSH-UNL desde 1998. Atividades sindicais e de voluntariado: Secretário Geral Adjunto da UGT, Vice-Secretário Geral da FNE, Membro da Direção SDPGL, Membro da Direção Nacional da Cáritas Portuguesa e da Comissão Nacional Justiça e Paz. Presidente da Direção da PROFCOOP- Cooperativa de Habitação de Professores. Autor de vários trabalhos sobre Filosofia Política e Filosofia da Educação bem como de assuntos sindicais na área das Migrações e sindicalismo internacional.    
Confederações Empresariais
CIP - Confederação Empresarial de Portugal
Efetivos/as

Armindo Monteiro

Armindo ´Lourenço Monteiro é licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora e concluiu a componente letiva do mestrado em Estatística e Sistemas de Informação na NOVA IMS. Em 2011 concluiu o curso de auditor de defesa nacional do IDN. Na área empresarial: foi acionista e Presidente da empresa SOFTLINE, entre 1994 e 2010; foi acionista e Presidente do Grupo COMPTA entre 2007 e 2019; é, desde 2010, acionista, Presidente e CEO do Grupo LEVON. Na área não empresarial: foi Presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e Vice-Presidente da Confederação Europeia de Jovens Empresários; foi Presidente da ANETIE – Associação Nacional das Empresas das Tecnologias de Informação e Eletrónica; foi Presidente do Conselho Geral da Universidade de Évora no mandato 2013-2016; é Presidente da Direção e do Conselho Geral da Confederação Empresarial de Portugal.  
Suplentes

Gregório da Rocha Novo

Gregório da Rocha Novo é licenciado em Direito. Técnico Especialista na Área Jurídica e Sócio Laboral da CIP (1974-2002); Responsável pela Área Jurídica e Sócio Laboral da CIP (2002-2023); Advogado, com especialização na Área do Direito Laboral e Negociação Coletiva; Consultor jurídico de empresas nas vertentes laboral e comercial; Membro de órgãos estatutários de Empresas e Associações; Negociador de convenções coletivas; Mediador na área das relações comerciais; Perito empregador à CIT (OIT) (1981-2000); Conferencista em iniciativas na área jurídica e sócio laboral; Vogal da Direção da CIP.  
CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Efetivos/as

João Vieira Lopes

João Manuel Lança Vieira Lopes é Presidente da Direção da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) Iniciou a sua atividade na Nielsen (estudos de mercado). Desempenhou cargos de Direção e Administração na indústria de produtos de grande consumo em empresas como a Compal, Nabisco, Benckiser e Knorr. Nos últimos 25 anos, esteve no Comércio Alimentar, como Administrador/Diretor Geral de várias empresas. Desde 2005 é  Administrador/Diretor Geral da central de compras Unimark que agrupa 25 PMEs, grossistas e retalhistas independentes. No que toca à atividade associativa, é Presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) desde 2010. A CCP integra mais de uma centena de entidades associativas empresariais. Através das suas associações do comércio, dos serviços e regionais representa próximo de 200 000 mil empresas, sendo membro da Comissão Permanente da Concertação Social (CPCS) e do Conselho Económico e social (CES). Preside igualmente à Direção da Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares (ADIPA), desde 2011. A ADIPA engloba o sector grossista  e na sua divisão retalhista o comércio de proximidade (PME). É formado em Engenharia Eletrotécnica.
Suplentes

Ana Vieira

Ana Cristina Coelho Vieira Indicada pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) Secretária-Geral da CCP Nota Biográfica Habilitações literárias: Licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (1984-1989); Curso de pós-graduação em Estudos Europeus pela Universidade Católica Portuguesa (1989-1990); Frequência do Curso de pós-graduação em Relações Laborais e Diálogo Social pela Universidade Autónoma (2000-2001). Outras habilitações: Frequência no American Language Institute (1980-1983); Curso de informática em Windows, Word for Windows e Superbase; Estágio de advocacia. Experiência profissional: 2007 (Maio) Secretária Geral da CCP 2004 (Março) – 2007 (Abril) – Subdirectora - geral da Direcção Geral da Empresa 2003 (Março) – Subdirectora - geral da Direcção-Geral do Comércio e da Concorrência e Direcção-Geral da Indústria; 2001 – 2003 (Fevereiro) Secretária-geral da CCP; 1997- 2001 - Secretária-geral-adjunta da CCP; 1991 – Técnica da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, CCP; Dados diversos: Membro do Conselho de Administração do Centro Protocolar para o Comércio e Afins, CECOA Membro do Conselho de Gestão do Fundo de Compensação do Trabalho; Membro do Conselho de Gestão do Fundo de Garantia de Compensação do Trabalho; Membro do Conselho Sectorial para a Qualificação “Comércio e Marketing”; Membro do Conselho Nacional do Consumo, CNC; Membro do Centro de Relações Laborais, CRL Conselheira técnica da delegação de empregadores portugueses em várias sessões da Conferência Internacional de Trabalho, em Genebra (OIT); Participação nas discussões, em sede da Comissão Permanente da Concertação Social, de vários acordos de concertação social; Membro do Comité de Acompanhamento do PO Norte 2020; Secretária Geral do Fórum dos Serviços
CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal
Efetivos/as
Suplentes

Álvaro Mendonça e Moura

Álvaro Mendonça e Moura é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. 1975 Aprovado concurso admissão ao Ministério Negócios Estrangeiros; 1979 Delegação Permanente junto da EFTA ,Genebra; 1985 Embaixada Pretória; encontro com Nelson Mandela 1990; 1990 Diretor de Serviços África; membro negociações Bicesse; 1991 Chefe Gabinete Secretário de Estado MNE; 1992 Chefe Gabinete Ministro dos NE; 1995 Embaixador Representante Permanente junto organizações das NU,Viena; 1999 Representante Permanente junto das Organizações Internacionais,Genebra; Presidência portuguesa da UE 2000; 2002 Representante Permanente junto UE; reforma da Política Agrícola Comum de 2003;alargamento de 2004 e eleição do Presidente da Comissão Europeia Dr. Durão Barroso;quadro financeiro 2007-2013;aprovação plano nacional barragens ; em 2007, condução em Bruxelas da Presidência portuguesa UE e negociações Tratado de Lisboa; 2008 Embaixador Madrid; 2013 Representante Permanente junto da ONU; eleição do Secretário-Geral, António Guterres; 2017 Secretário-Geral Ministério dos Negócios Estrangeiros; 2023 Presidente da CAP. Originário de família transmontana, acompanhou a criação do Complexo agroindustrial do Cachão. Assumiu condução dos negócios agrícolas da família e procedeu a reconversão dos mesmos tendo criado Sociedade familiar de que é principal sócio. Dedica-se ao olival, vinha e amendoal. É sócio da APPITAD e da AMÊNDOACOOP. Membro do Círculo Estudos do Centralismo.

Cristina Nagy Morais

  Cristina Isabel Jubert Nagy Morais é licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa, Pós Graduada em Estudos Europeus pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa e concluiu o Programa de Desenvolvimento em Gestão e Soft Skills, ministrado pelo ISEG (Executive Education). É advogada e desempenha desde 2002 as funções de Chefe do Gabinete da Direção da Confederação dos Agricultores de Portugal. Possui um longo percurso profissional ao serviço da Confederação dos Agricultores de Portugal, tendo já colaborado nas seguintes áreas: Política Agrícola Comum, Fiscalidade, Ambiente, Água e desenvolvimento Rural, mas é a área de trabalho, emprego e social que mais a tem ocupado nos últimos anos, de que se pode destacar a presença assídua na Comissão Permanente de Concertação Social em representação da CAP, no GEOPA - Grupo de Empregadores das Organizações Profissionais Agrícolas da U.E., com sede em Bruxelas e também na Organização Internacional do Trabalho. É membro do Tribunal Arbitral do CES, na qualidade de Árbitro dos Empregadores desde 2011.    
CTP - Confederação do Turismo Português
Efetivos/as

Francisco Calheiros

Licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Com mais de 30 anos de experiência no sector do Turismo, foi condecorado, pelo então Primeiro Ministro António Guterres, com a Medalha de Mérito Turístico e, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio com a Comenda de Mérito Comercial. O seu percurso é, desde cedo, marcado por uma forte e activa participação associativa, tendo sido representante de Portugal na ECTAA – Associação Europeia das Associações de Agentes de Viagens e Tour Operadores, entre 1998 e 2005, da qual foi Presidente durante 3 anos. Enquanto gestor, foi administrador no Grupo Espírito Santo Viagens e na Springwater Capital, accionista de referência de um dos maiores grupos de turismo da Península Ibérica. Springwater Tourism Group, Macrotur, Poligrupo e Sonicel são outras empresas por onde passou. Foi Vice-Presidente da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Presidente da Assembleia-Geral durante vários mandatos. Integra ainda os Órgãos Sociais da CTP – Confederação do Turismo de Portugal há já alguns anos, tendo assumido a presidência da mesma em Maio de 2012, renovando o mandato em Março de 2015 e Março de 2018. A participação associativa estende-se igualmente, à Associação de Antigos Alunos da Universidade Católica Portuguesa da qual foi Presidente entre 2001 e 2013, e o Conselho Leonino do Sporting Clube de Portugal, clube do seu coração , até 2013.
Suplentes

Nuno Bernardo

Nuno Alexandre Bernardo é Jurista, atualmente secretário-geral da CTP, coordena a área do Diálogo Social e das Relações Laborais em estreita ligação com o âmbito da CPCS - Comissão Permanente de Concertação Social e do CES – Conselho Económico e Social. É Licenciado em Direito com duas Pós-Graduações em Direito do Trabalho, no âmbito do Instituto do Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Lisboa, tendo igualmente iniciado também na Faculdade de Direito de Lisboa, e com aproveitamento na componente escolar (1.ª Fase), o Mestrado em Ciências Jurídicas (pré-Bolonha). Destaca-se também, a conclusão do Programa Avançado de Gestão para o Turismo (PAGETUR) conferido pela Católica Lisbon School of Business & Economics. Foi Diretor de Recursos Humanos num Grupo Hoteleiro nacional (SANA Hotels) e tem mais de 18 anos de experiência profissional no âmbito das relações laborais. É conselheiro do CES, participa regularmente nas Conferências da OIT - Organização Internacional do Trabalho, fazendo parte da Delegação de Empregadores nacionais, tendo igualmente integrado o Comité de Redacção da “Declaração de Oslo” por ocasião da 9ª Reunião Regional Europeia da OIT. É Árbitro da lista de árbitros de Empregadores do Conselho Económico e Social (CES), designadamente, para efeitos de realização de arbitragem de serviços mínimos em caso de greve. É Associado da APODIT - Associação Portuguesa Direito do Trabalho e da AJJ – Associação de Jovens Juslaboralistas.
x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt