Search

José Manuel da Luz Cordeiro

José Manuel da Luz Cordeiro

José Manuel da Luz Cordeiro

Indicado pela União Geral de Trabalhadores (UGT)

Secretário Geral Adjunto da UGT

Nota Biográfica

Doutorando em Filosofia Moral e Política, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Mestre em História Cultural e Política, pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Licenciatura em Filosofia-(Variante de História das Ideias), na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Frequência do curso de Direito – Universidade Autónoma “Luís de Camões”.

Atividade Sindical na União Geral de Trabalhadores:
– Abril 2004 a set. 2010 – UGT / Secretário Permanente/Executivo
– Abril de 2016 a set. 2018 – UGT / Secretário Executivo
– Desde set. de 2018 – UGT / Secretário-geral Adjunto
Outras funções sindicais atuais:
– Membro do Secretariado Nacional FNE;
– Dirigente do SPDGL-VT.
Atividades Profissionais desempenhadas:
– Professor de Filosofia das Ciências– Professor Convidado – ISIG- Lisboa; – Docente de Filosofia PQND na Esc. Sec. Eça de Queiroz – Lisboa; SEE – Técnico Especialista Junto do Secretário de Estado do Emprego entre Fev- 2013 e Dez 2015; OIT / Escritório de Lisboa – Gestor de Programas de 2016 – 2017. Direção Geral de Geologia e Minas, 1988-1990; Investigador do Centro de História da Cultura – UNL – Revistas e Ideias / FCT/FCSH-UNL desde 1998.
Atividade Sindical, Social e Política :
Diversos Conselhos e Comissões nacionais e estrangeiras nomeadamente:
– CIT da OIT/Genebra; Comité da Livre Circulação de Trabalhadores/UE; Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP)/UE; Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho/UE; Comité Europeu de Segurança e Saúde no Trabalho/UE; COCAI/ACM; (Ex. ACIME); CICDR/ACM; CNE; CA-IEFP; CA-CEFOSAP ; CG da Fundação INATEL; CC da Fundação INATEL; ANQEP; POCTI ; POCI; POCH; POISE; CES; CPCS; ACT/CCPSST; CNAmbiente; ANFOP – Associação Nacional de Formação de Professores…
Atividades em voluntariado:
– Membro da Direção Nacional da Cáritas Portuguesa;- Membro da Comissão Nacional Justiça e Paz;- Membro da Equipa Nacional da Pastoral Penitenciária de Portugal; e Presidente da direção da PROFCOOP- Cooperativa de Habitação de Professores.

Bibliografia:-“Filosofia e Política da Educação em João Crisóstomo do Couto e Melo (1778-1838)”, Lisboa 2002, BN, Depósito Legal;- “Da constante rectificação mental : III Série da Nação Portuguesa (1924-1926)”, Promontoria-Revista, Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, anos 9 n.9, 2011;- “Integralismo Lusitano: Filosofia e Política de acção também regional e local.”, Promontoria-Revista, Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, anos 7/8, 2009/2010;- “Nação Portuguesa 1914-1916 – Que Integralismo Lusitano?” Revista Cultura-Revista de História e Teoria das Ideias, (O Tempo das Revistas) vol. 26/2009, II Série.- “Integralismo, Nacionalismo ou Integrismo Lusitano?”, in Revista Portuguesa de Ciência Política, Observatório Político, 2011;- Recensões na Revista “As Faces de Eva – Estudos sobre a Mulher” n.º 1, 2 e 3, realizada sobre o patrocínio da FCT-Fundação para a Ciência e Tecnologia e Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, e do Instituto Pluridisciplinar de História das Ideias, da F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa;“O Movimento sindical e a complexidade do fenómeno Migratório”- 2008, in Migrações–Revista do Observatório da Imigração, nº 2, 2008;“Desemprego/Emprego”- 2013, in Revista Cáritas, nº2; Revista “Nação Portuguesa” – 1914-1938, Edição/publicação-multimédia, em co-autoria, séries 1 a 10 (ongoing); -“Reflexão sobre a recuperação económica – as expectativas, as políticas públicas e o enquadramento internacional”- Publicações do Conselho Económico e Social/2020 – no Prelo.

x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt