Search

Teresa Costa Macedo

Teresa Costa Macedo

Maria Teresa Paulo Sampaio da Costa Macedo

Indicada pela CNAF – Confederação Nacional das Associações de Família

Nota Biográfica

Habilitações Académicas: Licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Sociologia da Família na Université du Québec à Montréal, no Canadá.

Funções Políticas: Integrou o Gabinete do então Ministro da Educação Veiga Simão, sendo responsável pela equipa que procurava legislar novas políticas para a Juventude. Data dessa altura a primeira legislação de apoio ao Associativismo Juvenil. Nomeada para o Conselho Superior de Ação Social, onde foi Vogal, começou a participar em 1976/77 em missões internacionais de Associativismo Familiar (nomeadamente em França) de que veio a resultar em Portugal, em 1977, a fundação da CNAF. Foi com a sua liderança que a CNAF se tornou Parceiro Social e se integrou nas mais importantes estruturas internacionais, nomeadamente nas da então Comunidades Europeia. Em 1979 é nomeada Secretária de Estado da Família (integrando os VI, VII e VIII Governos Constitucionais) sendo dessa época a publicação da Lei- Quadro da Família, do Estatuto Social dos Pais e a criação da Direção-Geral de Família (primeira estrutura orgânica para o sector).

Foi eleita, em três Legislaturas, Deputada à Assembleia da República (tendo cumprido o mandato como membro do Governo); foi igualmente Presidente da Comissão Interministerial da Família nos VI, VII e VIII Governos Constitucionais; Vice-Presidente da União Europeia Feminina; e Membro do Comité Económico e Social da União Europeia. Em Setembro de 1980, no âmbito do 1º Sínodo da Família, é o único membro do Governo no Mundo a ser convidada para nele participar seguindo-se o convite para colaborar com o Comité para a Família  do Vaticano (atual Conselho Pontifício para a Família). Tendo sido então confirmada por Sua Santidade Bento XVI e Sua Santidade Francisco, como o único membro leigo português nos Dicastérios do Vaticano.

Funções Académicas: Professora de Cultura Portuguesa e de Literatura Brasileira na Universidade Livre e depois na Universidade Autónoma de Lisboa, Professora de Sociologia da Família na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias tendo sido Diretora do Centro de Estudos da Família da Universidade Lusófona; Neste âmbito foi fundadora e impulsionadora dos vários organismos e movimentos de que vieram a resultar, nomeadamente a COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, o Instituto de Humanidades e Tecnologias (atual Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias), ISMAG, Instituto Superior de Matemática e Gestão, o ISHT, a Escola Superior de Educação Almeida Garrett, bem como, ao nível do Ensino Profissional a EPCI- Escola Profissional de Comunicação e Imagem.

Experiência Associativa: Foi Presidente da “Mission Europa”, com sede em Genebra; Vice-Presidente do Conselho das Associações da Europa, com sede em Bruxelas; e Vice-Presidente do Observatório Mundial da Vida Associativa, com sede em Genebra; Mercê da vasta experiência na área do associativismo e promoção da Família, é Presidente do Conselho Executivo do Centro Internacional de Projetos – CIP-UIOF, “Parceria para o Desenvolvimento e Ação Familiar”, com sede em Lisboa, Paris e New York, é Vice-Presidente da Confederação das Mulheres Mediterrânicas – COFEMED, com sede em Paris; Presidente da União Internacional dos Organismos Familiares Lusófonos – UIOFL, com sede em Lisboa e Luanda; Presidente do Centro Lusófono de Projetos e Diretora do Bureau da Confederação das Organizações Familiares junto da União Europeia – COFACE, com sede em Bruxelas; Foi ainda representante do Comité Económico e Social da União Europeia (CESE) junto do Conselho Económico e Social (CESC) da República Popular da China, integrando diversas delegações europeias, e desde 1989, desenvolveu relações institucionais com os departamentos governamentais chineses ligados às Ações Sociais e da Educação e, especialmente, com a Comissão Nacional População e Planeamento Familiar (NPFPC). Liderou vários projetos de colaboração nas áreas da Família e Assuntos Sociais com a Região Autónoma Especial de Macau (RAEM) com relevância para os protocolos de cooperação com o Instituto de Ação Social (IAS) – no âmbito das políticas sociais em vigor desde Julho de 2007 – e com a Fundação Macau no quadro da concretização Projeto Observatório Sociedade e Família.

Condecorações e Títulos Honorários:

Portugal: Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique; Grande- Oficial da Ordem de Mérito; França: Medalha de Ouro da Cidade de Paris; Medalha de Ouro da Cidade de Saint Germain; Luxemburgo: Medalha de Mérito ao Serviço da Família do Luxemburgo; Grécia: Medalha de Ouro da Cidade de Atenas; Marrocos: Comendadora da Ordem de Mérito Alaouita; Tunísia: Medalha de Ouro da Tunísia; Dama da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém; Dama da Grã-Cruz da Ordem da Estrela da Etiópia do Conselho da Coroa da Etiópia; Dama da Grã-Cruz da Real Ordem do Leão de S.M. Nous Kigely V, Rei do Ruanda; Dama da Ordem dos SS Maurício e Lázaro – Ordem dinástica da Casa Real de Saboia; Dama Honorária da Ordem de São Miguel da Ala.

Prémios/ Títulos: Mulher do Ano do Brasil – 1982; Medalha de Mérito “Paul Harris Fellow” – The Rotary Foundation of Rotary International; Prémio da Paz “Women Peace Award”, da Fundação “Together For Peace”, Estados Unidos da América; “Mensageiro da Paz” atribuído pela Assembleia Geral das Nações Unidas à UIOF e à sua Presidente nas celebrações do Ano Internacional da Paz-1987; “IYF Patron” atribuído pela Nações Unidas no encerramento do Ano Internacional da Família-1994; “Membro Honorário” da MENTOR FOUNDATION, instituição presidida por S.M. a Rainha da Suécia, atribuído em 2004.

x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt