

Presidente do CES na abertura da exposição “O Talento Não Tem Idade”, em Salamanca
O Presidente do Conselho Económico e Social (CES), Luís Pais Antunes, participou, na passada sexta-feira, na inauguração da exposição de pintura “O Talento Não Tem Idade”, uma iniciativa do CENIE – Centro Internacional sobre o Envelhecimento, em parceria com o CES e o Instituto Politécnico de Bragança, que conta com 23 obras da autoria de Félix Felmart, artista nonagenário espanhol que continua a criar com uma sensibilidade única.
Sob o lema “todos os olhares estão cheios de vida”, a exposição “O Talento Não Tem Idade” nasceu como uma proposta artística e social num momento decisivo em que as sociedades longevas vieram para ficar e, com elas, a necessidade de as sociedades encontrarem novos modelos. A mostra – impulsionada pela Fundação Geral da Universidade de Salamanca, através do CENIE -, insere-se numa colaboração transfronteiriça no âmbito do projeto “Novas Sociedades Longevas” com o CES e o Instituto Politécnico de Bragança, partindo da ideia de que “não basta somar anos à vida: é preciso alargar a esperança de vida saudável, promover políticas intergeracionais e reconhecer que o talento e a capacidade de contribuir não desaparecem com a idade”. “A exposição é, portanto, um exercício de consciência e de futuro: um convite a imaginar novas formas de estar, de aprender e de participar em cada etapa da vida”, explica a organização.
A iniciativa tem como objetivos: valorizar o talento como uma qualidade universal, não limitada pela idade; combater o idadismo no domínio artístico, cultural e social; tornar visível a riqueza criativa das pessoas mais velhas; reivindicar uma sociedade intergeracional, diversa e longeva; e promover uma reflexão crítica sobre o envelhecimento e o ciclo de vida.
Além do Presidente do CES, participaram na cerimónia de inauguração da exposição o autor das obras, Félix Felmart, o diretor da Fundação Geral da Universidade de Salamanca, Óscar González Benito, e o fotógrafo e cineasta, Luís Malibrán. “O Talento Não Tem Idade” pode ser visitada até 23 de setembro, no Centro Internacional do Espanhol, na Universidade de Salamanca. A entrada é gratuita.
Para mais informações https://cenie.eu/pt/o-talento-nao-tem-idade