Search

Adalberto Campos Fernandes

Adalberto Campos Fernandes

Adalberto Campos Fernandes

Personalidade de Reconhecido Mérito

Nota Biográfica

É doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, mestre em Saúde Pública na especialidade de Administração dos Serviços de Saúde pela Universidade Nova de Lisboa licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É, ainda, pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa.

Foi Ministro da Saúde do XXI Governo Constitucional (2015-2018), sendo hoje Professor Associado convidado da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e Professor Catedrático convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Especialista em Saúde Pública. É, também, presidente da Assembleia Geral do Instituto de Saúde Baseada na Evidência e consultor estratégico na área da Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Assumiu funções de Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Norte, EPE, Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente e de Presidente da Comissão Executiva dos SAMS – Prestação Integrada de Cuidados de Saúde. Exerceu, igualmente, as funções de Presidente do Conselho de Administração da HPP Parcerias Saúde, SA Hospital de Cascais.

Detentor das competências de Medicina Farmacêutica e Gestão em Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos e do Diploma do Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE, em Lisboa. Foi coordenador do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Integrou o Working Group 1 – Health Services and Public Health – The Gulbenkian Platform – Future for Health. Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais. Coordenador da área transversal “Governação” no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Coordenador do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2011-2016. Integrou a Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. Membro do Conselho Consultivo da SEDES – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social. Membro da Direção do INODES – Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde. Membro do Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar.

Integrou o Conselho de Curadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa de que fazem parte a Faculdade de Medicina de Lisboa, o Instituto de Medicina Molecular e o Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE; e foi membro do Conselho de Curadores da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde e da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. Foi Presidente do Conselho Fiscal do Instituto de Medicina Molecular e integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais.

É autor de dezenas de artigos e comunicações. Integra diversas associações científicas nacionais e internacionais.

x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt