
Associações de Mulheres com Representatividade Genérica › Suplentes
Maria Teresa Alvarez Nunes é licenciada em História e Mestre em Comunicação Educacional Multimédia, é investigadora do Centro de Estudos em Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta, no Grupo de Investigação em Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas, onde co-coordena a Base de Recursos Iconográficos Mulheres, Género e Culturas (CEMRI/UAberta). Desde 2016, é membro efetivo do Fórum de Especialistas do Instituto Europeu para a Igualdade de Género, da União Europeia. Integra o Conselho Científico da revista ex æquo, da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integrou o Grupo de Trabalho que preparou a proposta de Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Na situação de aposentada foi técnica superior da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género de 2000 a 2024, onde exerceu funções de nas áreas da educação, ensino superior e comunicação institucional, tendo sido interlocutora da CIG junto dos organismos centrais da administração pública, em especial junto do Ministério da Educação, no âmbito da execução e monitorização dos II a V Planos Nacionais para a Igualdade. Coordenou o Projeto Guiões de Educação Género e Cidadania: uma estratégia para o mainstreaming de género no sistema educativo (2009-2024), co coordenou o Projeto Interseções: igualdade entre Mulheres e homens e educação para o Desenvolvimento (2022-2023), no quadro da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, bem como o Projeto A Escolinha em viagem para a Igualdade (2018-2022) no quadro do Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação (2018-2030), e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Co coordenou o Projeto Europeu Mobiliza-te contra o sexismo! apoiado pelo Conselho da Europa (2020). Especialista convidada pelo Conselho da Europa em diferentes Conferências Internacionais sobre Igualdade de Género e Educação. Autora de diferentes publicações sobre Igualdade de Género na Educação e nas Políticas Públicas.