Search

Assis destaca contributo do CES no debate sobre Produtividade em Portugal

O Presidente do Conselho Económico e Social (CES), Francisco Assis, considerou, esta sexta-feira, que há “várias soluções e respostas” para o desafio da produtividade em Portugal, garantindo que o CES não deixará de contribuir para a reflexão sobre um “tema tão importante para o país”. “Julgo que hoje, aqui, demos um importante contributo”, asseverou, no discurso de encerramento da conferência “O desafio da Produtividade na Economia Portuguesa”, promovida pelo CES e pelo Conselho para a Produtividade (CpP), que decorreu no ISCTE, em Lisboa.

Para Francisco Assis, “Portugal tem um grave problema de produtividade, tendo deixado praticamente de crescer nos últimos 20 anos”. “E isso tem consequências importantes do ponto de vista económico e social na vida das pessoas”, acrescentou.

“É preciso refletir se vivemos condições diferentes do que tínhamos há dois anos”, disse o presidente do CES, durante a intervenção, afirmando que “essa discussão (sobre os impactos da Covid-19 e da invasão da Ucrânia) se deve fazer não só em Portugal, mas também no contexto europeu”.

“A europa permanece como um sujeito político menor no contexto internacional”, notou Assis, salientando que “o crescimento económico assume, para isso, uma importância central”.

“O país também precisa de fazer essa reflexão. E, nesse plano, o CES pode contribuir para a valorização desse espaço público”, referiu, agradecendo a todos os que participaram na discussão da conferência, cujo trabalho deverá culminar na elaboração de um parecer sobre Produtividade.

Partilhar
x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt