
CES e Ordem dos Psicólogos assinam Protocolo de Parceria
O Conselho Económico e Social (CES) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses assinaram, esta quinta-feira, um Protocolo de Parceria com vista a uma maior sensibilização para a importância da intervenção da Psicologia do Trabalho na promoção de locais de trabalho saudáveis e da produtividade das Organizações.
O documento, subscrito pela Presidente Interina do CES, Sara Falcão Casaca, pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, e pela Vogal da Direção da Ordem, Cristina Pereira, prevê também uma colaboração em iniciativas ou eventos promovidos pelas duas entidades, bem como na promoção da literacia em Saúde Psicológica.
No final do encontro, Sara Falcão Casaca salientou que a assinatura do Protocolo de Parceria marca “o início de todas as pontes de diálogo” e que o CES se “congratula com a oportunidade de colaboração com a Ordem” que representa os/as psicólogos/as.
“É de extrema importância termos políticas públicas centradas nas pessoas”, afirmou a presidente do CES, considerando que “a saúde e o bem-estar são não apenas condições essenciais de produtividade, mas também de desempenho pessoal e das organizações”.
Na mesma linha, o Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses destacou “o reconhecimento da importância da promoção da saúde no local de trabalho e do papel dos psicólogos nessa dimensão” com a colaboração entre as duas entidades.
Para Francisco Miranda Rodrigues, “faltava este passo de uma articulação mais estreita” com o CES. “Esperamos daqui a uns meses ver os primeiros efeitos do passo agora dado”, concluiu.
Pode consultar o Protocolo de Parceria aqui.