Search

CES abre concurso para Estudo sobre “Esperança média de vida e os anos de vida saudável”

O Conselho Económico e Social (CES) está a promover um concurso público para um Estudo sobre a Esperança média de vida e os anos de vida saudável. Uma investigação que pretende contribuir para a definição de políticas públicas, no sentido de potenciar em qualidade de vida o aumento da longevidade da população.

Saber mais sobre a relação entre ‘tempo de vida e vida saudável’, refletir sobre o indicador ‘esperança de vida saudável’ e sobre o conceito de ‘saudável’, propor indicadores ou métricas complementares de avaliação da esperança de vida saudável e delinear recomendações tendo em conta os dados recolhidos são alguns dos objetivos do Estudo, que surge no âmbito de um projeto alargado a nível ibérico sobre “Novas Sociedades Longevas: o espaço transfronteiriço diante do seu futuro”.  Globalmente, o projeto decorre até 2026 e resulta de uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e a Fundação Geral da Universidade de Salamanca, com o apoio do Conselho Económico e Social de Espanha.

Em 2022, segundo dados do Eurostat, a esperança média de vida à nascença em Portugal situava-se nos 80,96 anos, enquanto a média na União Europeia se situava nos 80,6. Ainda assim, o Instituto Nacional de Estatística indica que, em 2019, a expectativa de vida saudável aos 65 anos para a população portuguesa (7,3 anos) se situava três anos abaixo da média europeia (10,3 anos).
O Estudo sobre a Esperança média de vida e os anos de vida saudável está disponível na Plataforma acinGov e o prazo para entrega de candidaturas termina a 4 de junho.

Aceda aqui à publicação em diário da república: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/anuncio-procedimento/9598-2024-864822324

As peças do concurso estão disponíveis aqui: https://www.acingov.pt/acingovprod/2/zonaPublica/zona_publica_c/donwloadProcedurePiece/NzY2ODA1

Partilhar
x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt