
CES integra nova Rede Iberoamericana de Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares (RICESIS)
O Presidente do Conselho Económico e Social (CES), Luís Pais Antunes, participou, há dias, no Encontro de Alto Nível de Conselhos Económicos e Sociais e Instituições de Diálogo Social Iberoamericanos, subordinado ao tema “Construir uma melhor governança democrática na Ibero-América: a contribuição dos Conselhos Económicos e Sociais”. O encontro decorreu em Antígua, na Guatemala, de 31 de março a 3 de abril, e foi marcado pela constituição da Rede Iberoamericana de Conselhos Económicos e Sociais e Instituições Similares (RICESIS), que junta os Conselhos Económicos e Sociais de Portugal, Brasil, Chile, Espanha, República Dominicana, Guatemala e Honduras.
Após a cerimónia de assinatura das Atas constitutivas por parte dos sete países membros, decorreu a primeira reunião informal da Rede, na qual as delegações analisaram propostas para definir futuras linhas de trabalho e estabelecer a nova plataforma de diálogo e colaboração regional.
Durante os quatro dias de encontro em Antígua, que permitiu reforçar a importância dos Conselhos Económicos e Sociais como instituições-chave para promover o diálogo social na Ibero-América, o Presidente do Conselho Económico e Social português integrou diferentes painéis de debate com os representantes das instituições congéneres, entre os quais: “O papel dos CES e de instituições similares em tempos de transformação” e “O futuro dos CES: inovação, digitalização e estratégias de incidência política”.
No último dia de certame, durante uma jornada de portas abertas, o Conselho Económico e Social de Espanha apresentou o livro “Os Conselhos Económicos e Sociais e o Programa Intercoonecta. O diálogo social institucionalizado e a sua contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”.