Search

Sara Falcão Casaca

Sara Falcão Casaca

Sara Falcão Casaca é Professora Catedrática do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa. É Investigadora-integrada e atual presidente, do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS). É ainda autora e coautora de várias publicações científicas.

Coordena atualmente o Programa de Doutoramento em Sociologia Económica e das Organizações, do ISEG, da Universidade de Lisboa.  Tem colaborado – na qualidade de perita em igualdade de género – com os mecanismos oficiais para a Igualdade e com agências nacionais, europeias e internacionais. Integra o Grupo Técnico-Científico do Conselho Consultivo da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. É colaboradora regular da Organização Internacional e Trabalho (OIT), sendo uma das autoras do Handbook on Gender and Organizational Change. Foi consultora, em 2018 e 2019, do iGen – Fórum Organizações para a Igualdade e assegurou a co-coordenação da avaliação técnica das candidaturas ao ‘Prémio Igualdade é Qualidade’.

Integrou o Grupo de Alto Nível em Mainstreaming de Género da União Europeia. Foi membro do conselho de administração do European Institute for Gender Equality (EIGE, Vilnius – agência da União Europeia), em 2010. Nesse ano, foi Presidente da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (Presidência do Conselho de Ministros).

Iniciou funções como Presidente interina do Conselho Económico e Social (CES) a 8 de fevereiro de 2024.

Competências da/o Presidente

O/A Presidente do Conselho Económico e Social é um dos órgãos do Conselho e é eleito pela Assembleia da República, por maioria de dois terços das deputadas e dos deputados presentes, desde que, superior à maioria destes em efetividade de funções. O seu mandato corresponde ao período de legislatura da Assembleia da República e é renovável sem qualquer limitação.

O/A Presidente do Conselho Económico e Social representa o Conselho a nível nacional e internacional, para além de presidir e coordenar os seus vários órgãos, designadamente o Plenário, o Conselho Coordenador e o Conselho Administrativo. O/A Presidente tem ainda assento nas reuniões das Comissões Especializadas e na Comissão Permanente de Concertação Social, sem direito a voto.

x

Adquirir Livro

Para adquirir este livro por favor entre em contacto com:
apoio.secretaria@ces.pt